Cursos e Programas Exclusivos de Coaching

Cursos e Programas Exclusivos de Coaching

15/06/2011

Pensamento x Estilo de Vida

Muitas vezes, a única coisa que existe entre um homem e o que ele quer da vida é a vontade de tentar e a certeza de que é possível. — RICHARD M. DEVOS

Talvez a mais importante de todas as leis mentais seja a Lei da Crença. Segundo esta lei, tudo aquilo em que se acredita com convicção torna-se real. Você não acredita no que vê;  você vê aquilo em que acredita. Na realidade, enxerga seu mundo através de uma lente de crenças, atitudes, preconceitos e idéias preconcebidas. Você não é o que  pensa que é; mas aquilo que pensa, você efetivamente é.

Provérbios 23:7 diz que assim como um homem "pensa no coração, ele é". Isto significa que você sempre age exteriormente com base em suas mais arraigadas crenças e convicções a respeito de si mesmo.

Em Mateus 9:29, Jesus diz: "Segundo a tua fé, (será feito) em ti." Trata-se de uma outra maneira de dizer que aquilo em que você acredita com mais intensidade gera sua realidade.
 São essas crenças que determinam o que lhe acontece.

Em 1905, o Dr.William James, de Harvard, disse: "A crença cria o fato." E acrescentou: "A maior revolução de minha geração é a descoberta de que os indivíduos, ao mudarem sua atitude mental, podem mudar os aspectos externos de suas vidas."

Todas as melhorias em sua vida derivam de mudanças em suas crenças sobre si mesmo e suas possibilidades. O  crescimento pessoal decorre da mudança de suas crenças a respeito do que pode fazer e do que é possível para você. Gostaria de duplicar sua renda? Claro que sim! Mais eis a pergunta: Você acredita que isto é possível? Gostaria de triplicar sua renda? Acredita que isto também é possível?

Qualquer que seja seu grau de ceticismo, gostaria de lhe fazer uma pergunta. Desde que começou em seu primeiro  trabalho, você já não duplicou ou triplicou sua renda? Já não ganha, hoje, muito mais do que ganhava quando começou? Já não foi capaz de provar a si mesmo que é  possível duplicar e triplicar sua renda? E o que já fez pode voltar a fazer — provavelmente muitas e muitas vezes —, se aprender como. Basta acreditar que é possível.

Escreveu Napoleon Hill:
"A mente humana é capaz de realizar tudo que puder conceber e tudo em que puder acreditar."

Talvez, o maior avanço no campo do potencial humano no século XX tenha sido a descoberta do autoconceito.
 Tudo que você faz ou realiza na vida, cada pensamento, sentimento ou ato, é controlado e determinado por seu autoconceito. Seu autoconceito antecede e prevê seus níveis de desempenho e eficácia em tudo que você faz. Seu autoconceito é o programa central de seu computador mental. É o sistema operacional básico. Tudo que você realiza no mundo exterior decorre de seu autoconceito.

O que os psicólogos descobriram é que o seu autoconceito é constituído da soma de suas crenças, atitudes, sentimentos e opiniões sobre si mesmo e seu mundo. Por isso, você  sempre funciona de acordo com seu autoconceito, seja ele positivo ou negativo.

Jogue fora o lixo acumulado!

Eis uma descoberta interessante sobre o autoconceito. Mesmo que seu autoconceito seja formado por crenças errôneas sobre si mesmo e seu mundo, para você elas são reais, e portanto você pensará, sentirá e agirá de acordo com elas.

Acontece que suas crenças sobre si mesmo são, em grande parte, subjetivas. Freqüentemente, não têm fundamento em fatos. Resultam de informações que você absorveu ao longo  da vida e da maneira como as processou. Suas crenças foram moldadas e formadas por sua infância, seus amigos e colaboradores, suas leituras e sua educação, suas experiências — tanto as positivas quanto as negativas — e mil outros fatores.

As piores crenças são as crenças autolimitadoras. Se você acredita que tem algum tipo de limitação, seja verdade ou não, isto se torna uma verdade para você. Se você acredita  nisto, passará a agir como se fosse deficiente nesta área específica do talento ou da aptidão. Superar as crenças autolimitadoras e as limitações auto-impostas  freqüentemente é o maior obstáculo entre você e a realização de todo o seu potencial.



Texto extraído do livro Metas, de Brian Tracy