Cursos e Programas Exclusivos de Coaching

Cursos e Programas Exclusivos de Coaching

29/03/2014

Pessoas Manipuladoras

Recentemente me deparei com duas pessoas e situações distintas e desconfortavelmente manipuladoras. 

De todos os tipos de pessoas que já escreví, estas são as que mais me causam asco.

Confesso que sempre fui muito ingênua e acreditava na bondade humana (ainda acredito). Demorou para aprender que nem todas as pessoas me tratam com bondade genuína, mas com interesse puro e patético. Sim muitas são as pessoas que só possuem algum tipo de interesse específico em você e se relacionam com a intenção apenas de terem seus interesses, desejos e necessidades egoístas atendidas. Essas são as pessoas manipuladoras.
  


A manipulação não é apenas uma tática maluca em vendas e negociações (estratégia para benefício próprio em detrimento de outros) o que também repudio, pois no final você vai adquirir algo que não precisava de fato, que não atendia as suas necessidades e que talvez nem tivesse tanta qualidade assim, sem sequer perceber como isso aconteceu. 

Existe boas intenções na manipulação? Não creio!

Manipuladores jogam sujo, fazendo na maioria das vezes o que preciso for para conseguirem o que querem.

Conheça alguns dos tipos de manipuladores:

1. Doces e Gentis 
São carinhosos, simpáticos e corteses. Alguns dão presentes (chocolates, vinhos, roupas caras) ou melhor usam de "presentes" que eles dão para tirar algo de você. Outros dão dinheiro, porque acreditam mesmo que podem comprar o afeto. Tem os que fingem ser o seu melhor amigo ouvinte. Manipuladores tentam parecer inocentes, mas são na verdade lobos em pele de cordeiros. Fazem favor sem você pedir, tudo isso para fazer você se sentir muito desconfortável em dizer não a eles. Cuidado com os sempre tão bonzinhos, que só querem ajudar você! Na verdade só querem usar você, e mais cedo ou mais tarde ou constantemente o farão.

O que fazer? Diga não assim mesmo.

Cuidado para não generalizar ok? Ainda existem as exceções que são pessoas
generosas e até altruístas de verdade. Acontece que estas nunca vão pedir algo em troca, se comportar como se você devesse algo, tão pouco usar você para fins próprios e sórdidos.

2. Pobres Vítimas
Pensa comigo: se existem vítimas é porque por outro lado existem os culpados!
A culpa é uma tática usada a séculos por religiões e sistemas governantes opressores, como forma de controle. Pessoas manipuladoras são hábeis em fazer você se sentir culpado, errado e inadequado, tudo para que você sucumba às exigências deles.
Os manipuladores gostam de fazer com que você sinta pena deles. Irão sim se fazer de vítimas para diminuir  ou invalidar o que você sente, pensa ou quer, fazendo você duvidar de si e da sua capacidade, habilidade ou autoridade. Usam do sentimento de culpa para ter controle sobre você e levar você a agir da maneira que eles querem que você aja.

O que fazer? Não se defenda nem tente explicar nada, pois eles sempre vencerão. Negue  a culpa. Informe que não fará nem forçado o que pedem e apenas se se sentir bem e confortável, Seu comportamento ou decisão nunca deve ser em função do que o outro quer que você faça, mas sim, apenas porque você simplesmente deseja fazer. 
Nunca aceite intimidação de forma alguma de quem quer que seja. Se alguém faz você se sentir mau, acredite-me a pessoa que é inadequada para você e não ao contrário.

3. Persuasivos Discos Riscados
Eles persistem questionando e pedindo que você faça algo de novo e de novo e de novo quantas vezes forem  necessárias até, conseguirem o que querem por exaustão.

O que fazer? Pergunte-lhes qual é a parte do não que não entenderam. Informe que não está interessado e que não adianta pedir mais uma vez ou 100 outras vezes, e que portanto já esgotaram a cota limite de pedido ou sugestão mascarada de interesse puro.

4. Bajuladores
Não estamos falando de elogios genuínos  mas de pessoas que são lisonjeadores apenas para se favorecerem.

O que fazer? Agradeça e informe que nem por isso cederá.

5. Mentirosos e Dramáticos
Manipuladores são muito inteligentes.
Se questionados ou confrontados irão  chorar lágrimas de crocodilo, apenas para mais uma vez, se esquivarem e fazer você se sentir muito mal.
Irão dar a impressão de serem 100% honestos quando na verdade estarão apenas dizendo meias verdades, pois reteram as informações importantes para ter controle sobre você. Alguns são sim mentirosos conscientes. Mentem para se dar bem. Essas mentiras podem ser descaradas ou sutis "mentiras brancas". No entanto, não importa a forma, a mentira é uma forma eficaz para manipular os outros. É muito difícil lidar com pessoas que mentem.

O que fazer? Não aceite qualquer justificativa para uma mentira. Não compre as lágrimas. Informe que você é imune ao choro e que sob circunstância alguma compactua com qualquer espécie de comportamento antiético como a mentira.


6. Apeladores  
Sim muitas vezes os manipuladores irão apelar de forma agressiva, suja e descabida. Fazendo uso de justificativas e racionanalização, usarão contra você tudo o e quaisquer argumentos qua acharem válidos. Alguns apelarão para o falso moralismo, outros usarão o conceito de "bom senso" contra você, e terão ainda os que em nome da "corrente do bem"  irão compor e elaborar um belo discurso  para que você se adeque as suas exigências, e que você se comporte de modo que eles exigem que você o faça, exercendo assim domínio e controle sobre você.

O que fazer? Informe que você tem discernimento suficiente para saber o que é bom e correto para si mesmo e que está imune ao criticismo e julgamento alheio.

Não tente negociar com um manipulador, pois ele definitivamente não quer encontrar uma opção onde ambos ou mais pessoas ganhem, apenas ele. Uma tática de manipulação emocional comum é o de apresentar uma falsa escolha entre duas alternativas, sendo que nenhuma das quais é uma opção que você escolheria por conta própria. Exemplo: "- Você quer vestir a camiseta branca ou a preta?" Quando na verdade você escolheria a verde.

As Chaves Contra a Manipulação
- Consciência: quando você percebe que está sendo manipulado, você automaticamente saberá como reagir, sem bater de frente, sem se estressar e sem ceder.
- Autoestima: a manipulação só ocorre quando afeta suas emoções, suas crenças e o seu ego. A autoestima fortalece e eleva a autoconfiança. O maior veneno contra um manipulador é ele perceber que não tem efeito sobre você! Para isso você precisa ter uma autoestima muito boa.
- Desmascare o manipulador: a maneira mais simples e eficaz para lidar com a manipulação é dizendo "eu acho que você está tentando me manipular, porque você está fazendo x, y e z ". Vai ser muito difícil para ele continuar tentando manipular você depois disso!

Aprenda a identificar o comportamento de pessoas manipuladoras. Estas são muito boas no que fazem: controle sobre você e sobre todos os outros. 
Você não precisa tolerar manipuladores na sua vida.
Ignore o comportamento de um manipulador  e se recuse a deixá-lo afetar as suas próprias decisões.

Por Silvia Parreira
Despertando Consciências, Desenvolvendo Pessoas e Transformando Vidas





    EBOOK PESSOAS DIFÍCEIS - APRENDENDO A LIDAR COM ELAS    


Como encarar no dia-a-dia pessoas difíceis sem perder o próprio domínio interior?
Este ebook ensina a identificar e a lidar com toda classe e tranquilidade com os cinco tipos de pessoas mais desafiantes (críticas, egoístas, negativas, desistentes e indecisas) através de uma consciência mais holística do ser. 
Aprenda e aplique com este pequeno ebook as singelas mas perfeitas lições para as relações humanas imperfeitas. 

 
PESSOAS DIFÍCEIS - APRENDENDO A LIDAR COM ELAS 

Formato:
 PDF ou MOBI
Autor: PARREIRA, SILVIA
  
Idioma: PORTUGUÊS
Páginas: 22
Assunto: AUTO-AJUDA
 

21,50
 

Clique AQUI e saiba mais





>>> Curta a página do Instituto no Facebook  e leia diariamente os conselhos, dicas e orientações para o seus despertar interior além de textos que vão inspirar você a promover melhorias na sua vida. Fique por dentro das atividades e programação, acompanhando as postagens em https://www.facebook.com/InstitutoHolisticoSP