Cursos e Programas Exclusivos de Coaching

Cursos e Programas Exclusivos de Coaching

04/02/2016

Dias Ruins e As Lições

Sabemos que a vida nem sempre é fácil. 
Reforço constantemente nos meus textos que somos o resultados das nossas decisões: escolher a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação aos desafios da vida muitas vezes pode fazer a diferença entre a esperança e o desespero, o otimismo e a frustração, a vitória ou a derrota. 
Nos dias ruins além de fazer escolhas melhores é preciso também aprender a aprender ou desaprender
No olho do furacão não temos a clareza das coisas,  mas é nas  situações desafiadoras que devemos manter a serenidade mental (impedindo-se de focar em culpados, julgamentos, críticas, vitimismos, pessimismos, etc.) e ser curioso. 
A curiosidade pode ser uma aliada na solução dos nossos desafios, problemas e obstáculos, desde que seja pacífica, ou seja  sem desespero ou ansiedade. Precisa também de coragem . Sim é preciso ser corajoso para estar disposto a aprender o que  for preciso para reverter a situação.
Nos dias ruins tenha a curiosa coragem de se perguntar: Qual é a lição aqui?" e/ou "O que posso aprender com esta experiência?"
Esteja disposto a descobrir a resposta seja ela qual for, ainda que não seja a que você queria saber ou pudesse imaginar. Mas tenha consciência de que a verdade liberta, ou seja, a partir do momento que você tem uma perspectiva mais adequada, você cria meios (internos e externos) mais adequados para lidar com a situação difícil. Isso começa com apenas uma ou duas perguntas...
Vale a pena se questionar!
Com cada situação desafiadora que encontramos, fazer perguntas como "Qual é a lição aqui?" "Como posso aprender com esta experiência?" "O que é mais importante agora?" E "Se eu pensar fora da caixa, o que são alguns melhores respostas? "Quanto maior a qualidade de perguntas que fazemos, melhor a qualidade de respostas que irá receber. Faça perguntas construtivas com base na aprendizagem e prioridades, e podemos ganhar a perspectiva adequada para nos ajudar a lidar com a situação na mão.


Por Silvia Parreira


"Eu não estou desanimado, porque cada tentativa errada descartada é outro passo à frente. " - Thomas A. Edison