Google Tag

Google Tag Manager out22

Face

14/03/2016

Autoestima - 100% de Responsabilidade Lição #1

É HORA DE SER 100% responsável pela sua vida.

Eu sei você gosta de se enganar dizendo para si mesmo que o que está impedindo você de deslanchar na sua vida são as pessoas e circunstâncias à sua volta né? 


Essas são as respostas dos possíveis culpados que eu ouço com mais frequência dos meus alunos e clientes:

  • O chefe
  • A esposa ou marido
  • Os pais
  • Os filhos
  • A falta de dinheiro ou de estudos 
  • Karma 
  • A crise econômica

Bem, sinto desapontar você mas a verdade verdadeira é que se existe uma única coisa, pessoa ou força nesse Universo capaz de deter você de fazer algo é VOCÊ mesmo.

Sabe a frase "você é o seu pior inimigo"? Pois é, 100% do tempo somos o nosso próprio obstáculo. A boa notícia é que, já que você é o "problema" significa que você tem 100% de controle total sobre a situação, e que portanto pode ser a solução. E você tem o poder de mudar e ser. Na verdade, você é o único que pode fazer algo por você!
E, até que você assuma essa total responsabilidade, a de que você é a pessoa exclusiva e diretamente responsável pela sua vida (para o lado bom e ruim), você não terá condições de fazer muita coisa boa por você, como melhorar, aprender, progredir, prosperar, etc.

Você pode continuar se enganando, culpando tudo e todos e perdendo o seu tempo rodando em círculos ou pode se tornar alguém mais honesto e corajoso.
Sim responsabilidade requer coragem. Coragem de encarar a si mesmo com todas as falhas e acertos, com seus limites e potenciais. Coragem de fazer por, de se mover, de ir na direção do que quer ou precisa ser feito.

Pessoas com uma autoestima realmente boa são pessoas responsáveis pelas suas escolhas e ações. São pessoas que assumem riscos (de acertar ou errar diante das próprias decisões), ou seja, são autoconfiantes também.

Pessoas responsáveis não se dão desculpas. Se dão motivos para agir.

Exemplo:

1. Pessoa irresponsável com Autoestima baixa, afirma que a sua situação econômica é resultado externo. A desculpa é a  situação econômica ruim, a falta de conhecimento ou habilidade. E fica por isso mesmo.
Já alguém responsável e com uma boa autoestima encara com honestidade que não vem fazendo muita coisa para mudar a própria situação como estudar, arrumar um emprego melhor, criar novos produtos ou serviços. Sabe que não mudou e por isso não gerou nenhum resultado diferente, não explorou outras possibilidades, abordagens ou até novos mercados.

2. Pessoa irresponsável com Autoestima baixa, afirma que está acima do peso e que não tem tempo para frequentar uma academia ou comer corretamente. Já alguém responsável e com uma boa autoestima arruma tempo entre as atividades diárias para fazer atividade física e pára de se bombardear de comida rica em calorias e de baixa qualidade nutritiva.

Pare de se dar desculpas e trate de agir!

Exercício:

1. Escolha uma área da sua vida que precisa de mais atenção e escreva as mudanças que você gostaria de realizar 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Seja honesto e reconheça as desculpas que você vem se dando para não mudar
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Descubra como você apoia na prática as suas desculpas, o que você faz, como você se comporta, quais as atitudes suas que sustentam as suas desculpas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Se parabenize pelas respostas anteriores e pela sua coragem de dar esse passo importante.  Diga algo bom, gentil e motivador para você!
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Identifique o que você pode (e vai) fazer de diferente e melhor para mudar essa situação nessa área em questão.
5.1 - ___________________
5.2 - ___________________
5.3 - ___________________
5.4 - ___________________
5.5 -____________________

Agora faça!



Por Silvia Parreira



Quer aprender a melhorar a sua autoestima e a auto-confiança no dia-a-dia de modo prático? Então associe-se ao Clube da Autoestima 





AUTOCONFIANÇA

AUTOCONFIANÇA
Clube De Assinatura