20/02/2012

Auto-estima


Você sabia que o seu mundo exterior (empreendimento, relacionamento, saúde) é um reflexo do seu mundo interior? 

Sim existe uma conexão direta entre a sua realidade e como você se sente sobre si mesmo, ou seja, a qualidade dos seus pensamentos (o que você pensa) determina como você se sente (suas emoções) a seu respeito em qualquer área.

Sua vida diz tudo sobre você, sobre o quanto você se gosta. Quanto mais você se gosta, melhor você se desenvolve na vida pessoal, nos seus relacionamentos e na sua carreira, e quanto mais  todas as àreas da sua vida estão bem, mais você se sente vencedor e feliz e assim, mais você se gosta!

Auto-estima é a palavra chave! O seu sucesso, a sua felicidade, a sua saúde e a qualidade da sua vida são consequências desta característica vital que é o cerne da sua personalidade.

Todos nós temos uma auto estima, porém nem sempre essa auto-estima é saudável.

A auto-estima não pode ser dada por uma pessoa pois ela se refere a maneira como percebemos a nós mesmos. A avaliação que você faz de si mesmo está diretamente ligada à crença que você tem sobre si, que influencia como você se sente a seu respeito e que, por sua vez, influencia todo o seu comportamento. 

Segundo Abraham Maslow, psicólogo americano a necessidade de auto-estima surge da nossa necessidade de amor, amizade, valorização e reconhecimento, e está profundamente incorporada na psique da pessoa.

De um modo geral, é difícil experimentar a verdadeira felicidade se você não se sentir bem sobre si mesmo e não tiver as suas necessidades humanas atendidas.

Uma pessoa com auto-estima elevada tende a definir altos objetivos e se manter motivada, apesar da ameaça de fracasso. Uma pessoa com auto-estima baixa irá definir metas muito menores, e ao primeiro sinal de dificuldade vai desistir da meta ou do próprio sonho. 

Uma auto-estima saudável produz uma sensação positiva, que gera uma força propulsora (a motivação) que impulsiona mudanças interiores,  a busca de maior auto-conhecimento, a ampliação do leque de escolhas mais plenas e consciente e é, com toda certeza, o grande passo para a auto realização e para a busca da felicidade.

Você está satisfeito com a  sua vida? Se não, pode ser resultado de uma auto-estima baixa quem tem o poder de roubar a sua alegria, minar a realização das suas metas e cegar você para a sua grandeza interior.

Ser um bom líder/empreendedor envolve uma série de qualidades e a mais importante é a auto-estima. Se você é uma daquelas pessoas que deseja desenvolver qualidades de liderança ou se tornar um empreendedor de sucesso, então o primeiro ponto que você precisa se concentrar é a sua auto-estima.


Principais Características de um líder/empreendedor com  auto-estima elevada.

1. Auto-confiante
Conhece o verdadeiro valor. Possue uma grande confiança interna e a certeza sobre quem é como pessoa, portanto se sente bem sobre si mesmo.

2. Competente
Conhece seus pontos fortes e dá o melhor de si. Embora reconhece os seus limites, não se dá desculpas e nem fica acomodado na zona de conforto, mas procura desenvolver o seu potencial. Busca o crescimento e o aperfeiçoamento continuamente.

3. Independente 
Não depende do apoio tão pouco da aceitação alheia. Não é vulnerável às  opiniões dos outros e também não  permite que as ações de outras pessoas influenciem  diretamente sobre ele próprio. 

4. Otimista
Pensa bem sobre si mesmo pois possue uma ótima avaliação pessoal. Não perde o seu tempo nem investe sua energia em emoções negativas. 

5. Pró-ativo
Não espera nem se intimida,  apenas age! Possue grande iniciativa e se compromete. Vai à luta tomando ações e decisões importantes

6. Bem-sucedido
Desenvolveu um senso claro de quem ele é, usa suas habilidades naturais e talentos e suas ações são inspiradas para  soluções e resultados e para fazer a diferença no mundo.


A auto-estima é a força motriz mais importante em nossas vidas, por isso faz-se necessário construí-la com esforços conscientes, de forma consistente e através do condicionamento mental.


3 passos básicos para a construção da auto-estima elevada:

1. Pare de Reclamar 

Reclamar só trará negatividade. Pare de culpar  e/ou criticar os outros e suas circunstâncias. Existem muitos episódios que ocorrem em nossas vidas, que não temos controle. Nossa responsabilidade diante dessas circunstâncias é deixar ir as que não podemos mudar (e a maioria não podemos) e corrigir as que podemos intervir. Deixar ir as feridas emocionais é importante para a auto-estima. Também é importante seguir em frente, ou seja, parar de viver no passado e segurar as perdas pessoais.

2. Aceite-se 

A forma mais importante para construir a auto-estima alta é se aceitar do jeito que é. Aprenda a reconhecer seus pontos fortes, suas habilidades e talentos naturais.

Dicas Práticas:

  • Olhe-se no espelho diariamente e fale bem sobre si mesmo.
  • Descubra diariamente algo que você gosta em você, ou algo que você faz bem. Escreva um lista e releia todo santo dia.
  • Pratique fazer  afirmações positivas e visualização de forma regular e consciente.
3. Cuide-se Bem

É importante cuidar de si mesmo, física, emocional, espiritual e mentalmente. Isso pode incluir fazer uma reeducação alimentar que você sempre quis, fazer exercícios regularmente para emagrecer, tonificar o corpo e melhor a qualidade da sua vida. Frequentar regularmente o salão de beleza, uma estética ou terapia corporal, cultivar seus hobbies, ler, passear, passar um tempo com a família, sozinho, meditar, conhecer novas pessoas. Faça pequenas coisas que lhe dão prazer e satisfação, sem arrependimentos de qualquer natureza! 


A construção da autoestima é um processo longo que precisa de muita coragem, esforço e paciência.

Não,  não é possível manter a auto-estima 100% do tempo elevada e sim, haverá dias em que ela vai descer ladera abaixo. Também não significa que por ter uma autoestima realmente boa , tudo vai vir facilmente e sem esforço, mas sim que você aprendeu a confiar em si mesmo e que sabe lidar com os desafios sem sofrimento e desespero.

Elevar a auto-estima é encarar a vida com mais confiança, otimismo e motivação. É desenvolver a crença de que se pode ser capaz de alcançar as metas e expandir a habilidade de ser feliz e se sentir merecedor da felicidade. 

Quer ter uma autoestima elevada? Então clique AQUI e venha aprender a aumentar a sua autoestima a níveis altos de forma constante e qualitativa.



Cursos e Programas Exclusivos de Coaching

Cursos e Programas Exclusivos de Coaching