Google Tag

Google Tag Manager out22

Face

15/02/2012

Empreenda Com Otimismo



"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade. O otimista vê oportunidade em cada dificuldade. " -Winston Churchill


Certamente não será possível tornar o seu empreendimento bem-sucedido, enquanto você próprio mantiver uma atitude negativa com relação a si mesmo e/ou ao próprio negócio. 

Ser pessimista - ou seja, sempre supor o pior - pode ter grandes conseqüências negativas em sua vida. Ver apenas os aspectos negativos de qualquer situação pode fazer com que você perca as oportunidades, negligêncie os problemas que precisam ser resolvidos e não tome as medidas que poderiam melhorar o seu empreendimento e a qualidade da sua vida. 

Na verdade, estudos mostram que os pessimistas são mais propensos a desenvolver doenças crônicas mais tarde na vida do que otimistas. Otimistas olham para a luz no fim do túnel. Se você sempre teve uma visão de mundo pessimista, pode ser mais trabalhoso mudar o seu foco, mas é totalmente possível começar a ver o copo meio cheio e não meio vazio. 

É muito importante aprender a desenvolver a habilidade de controlar o pensamento de forma específica para se sentir bem sobre si mesmo e sobre a situação que se apresenta, não importando o grau, o genêro e número da encrenca, para empreender com sucesso em qualquer área da sua vida. 

Você pode não ser capaz de controlar os eventos, mas você pode controlar a forma como você reage a eles, ou seja, você pode sempre escolher entre posicionar-se de modo negativo e péssimo, ou escolher ver e se posicionar de uma maneira melhor e mais positiva a fim de focar na solução. 

Quer aprender a empreender com otimismo? Então conheça as três diferenças básicas nas reações de otimistas e pessimistas e descubra como ser um empreendedor bem-sucedido. 

1. Controle das reações. 

A primeira diferença é que o otimista vê como um revés temporário (algo que está limitado no tempo e que não tem qualquer impacto real sobre o futuro), enquanto o pessimista vê como permanente, como parte da vida e do destino. 

2. Isolamento do Incidente 

A segunda diferença entre o otimista e o pessimista é que o otimista vê as dificuldades de modo tão específico, enquanto o pessimista vê de forma generalizada. Isto significa que quando as coisas dão errado para o otimista, ele olha para o evento como um incidente isolado em grande parte desconectado de outras coisas que estão acontecendo em sua vida. O otimista enxerga os retrocessos como eventos temporários. Por exemplo, se algo que você estava contando muito não acontece e você interpreta isso como sendo algo passivo de acontecer na vida e/ou nos negócios, você estaria reagindo como um otimista. O pessimista, por outro lado, vê decepções como algo difuso. Isto é, para ele, são indicações de um problema ou deficiência que permeia todas as áreas da vida. 

3. Não Consideração da Falha Como Algo Pessoal 

A terceira diferença entre otimistas e pessimistas é que os otimistas interpretam os eventos como externo, enquanto os pessimistas interpretam os acontecimentos como pessoal.Quando as coisas dão errado, o otimista tende a ver o recuo como decorrência de fatores externos sobre os quais se tem pouco controle. Se o otimista é cortado no trânsito, por exemplo, em vez de ficar zangado ou chateado, ele vai simplesmente tirar a importância do evento dizendo algo como, "Acho que a pessoa está apenas tendo um dia ruim." O pessimista, por outro lado, tem uma tendência a levar tudo pessoalmente. Se o pessimista é cortado no trânsito, ele vai reagir como se o outro motorista agiu deliberadamente para perturbar e frustrá-lo. 

Então comece a olhar para os reveses inevitáveis que você enfrenta como sendo temporários, específicos e externos. Veja a situação negativa como um evento único que não está ligado a outros eventos em potencial e que é causado em grande parte por fatores externos sobre os quais você pode ter pouco ou nenhum controle. Simplesmente se recuse a ver o evento como sendo de alguma forma permanente, generalizado ou como indicativo de incompetência ou incapacidade pessoal. 

Tornar-se capaz de interpretar os acontecimentos de forma mais realista e menos emotivo que o pessimista, manter a calma (auto-domínio emocional) e o objetivo cláro em mente quando apanhado nas tempestades inevitáveis ​​da vida diária é sem dúvida tarefa desafiante e a marca registrada do empreendedor otimista, que consequentemente exercerá uma influência e um controle muito maior sobre o seu ambiente. 

Ser otimista é sobre pensamentos, emoções, interpretaçãoes, hábitos, decisões e ações que você toma todos os dias e que vão fortalecendo e conduzindo você na direção que você quer ir e não afastando você dos seus sonhos, metas e objetivos. 


Por que empreendedores otimistas constroem um time de sucesso?

  • Porque suas atitudes refletem seus valores, suas crenças e suas expectativas.
  • Porque suas palavras são sempre positivas e encorajadoras (mesmo quando há diferenças de opiniões).
  • Porque a equipe acredita no empreendedor.
  • Porque a equipe acredita no que o empreendedor está fazendo e se sentem entusiasmados com isso.
  • Porque a equipe está envolvida no sucesso.
  • Porque a equipe ajuda a decidir sobre o que pode funcionar melhor para todos (projeto, cliente, empreendedor, empresa).

A decisão entre ser ótimo ou péssimo é sua e esse é o seu desafio: escolher pensar e agir diariamente como um empreendedor otimista e se tornar responsável pela criação do próprio sucesso e ainda fazer a diferença no mundo. 


Por Silvia Parreira

 

AUTOCONFIANÇA

AUTOCONFIANÇA
Clube De Assinatura