Google Tag

Google Tag Manager out22

Face

02/02/2012

O Medo de Começar

Há tantas almas acanhadas que sabem o que querem, conhecem o caminho, mas ainda assim, não fazem nada para iniciar o próprio empreendimento.

E por que isso acontece? Porque evitar a dor é normal, é um dos nossos instintos de sobrevivência,  uma tendência humana para se manter seguro. 

Com a intenção de evitar a dor  as pessoas se sabotam (consciente ou inconscientemente), ou seja, nem começam! E para se proteger ainda mais,  acabam criando uma série de barreiras internas e externas, que ao longo do tempo vão encolhendo o seu mundo para os eventos previsíveis (zona de conforto)  e fechando as portas às oportunidades da vida, vivendo de forma superficial, com distrações para não encarar o vazio.

Se este cenário lhe parece familiar, se você tem um desejo enorme de ter o seu próprio negócio, iniciar uma relação/família, etc. porém parece que algo maior que o seu potencial e a sua vontade de realizar o seu sonho deixa você paralisado, descubra agora o nome disso: MEDO!


O medo tem a sua função, ele pode alertá-lo para o perigo ou situações reais de risco. No entanto, o medo às vezes é o seu pior inimigo, e isso é ruim, pois ele pode impedir você de fazer o que precisa ou quer fazer. 

O medo paralisa a mente e você não consegue pensar direito. A única coisa que você pensa quando o medo domina sua mente é em todos os piores cenários. 

No reino do medo existe frustração e não tem espaço para uma visão de um futuro mais positivo.

Espero que as dicas abaixo possam efetivamente ajudar você a superar o medo de iniciar a sua jornada empreendedora:


1) Descubra o seu Medo



Tudo aquilo que você nega se intensifica, agora, se você se permitir reconhecer o seu medo, então você poderá encarar o seu verdadeiro inimigo:

Você tem medo de que?


• medo de não se sentir capaz;

• medo de não merecer o sucesso;
• medo de falhar ;
• medo de dar certo;
• medo do desconhecido;
• medo da mudança;
• medo de sacrificar um salário fixo por um incerto.


2) Converse com o Medo



Examine o seu medo de forma consciente e, a menos que o seu medo tenha uma base real, de uma experiência passada consistente, onde você associou uma emoção muito forte, o seu medo pode ser apenas um sistema de crença associado sobre si mesmo, que pode ter se tornado um padrão habitual internamente.

Se este for o seu caso, converse racionalmente com o seu medo e responda de forma honesta e sem temor algum, as seguintes perguntas:

- Como seria a sua vida se você não tivesse medo de iniciar seu sonho?
- O que você tem a perder se parar de temer?
- O que pode acontecer se você iniciar o seu empreendimento?


3) Desidentifique-se do  Medo


“Como um homem pensa, assim ele é.” Provérbios 23:7



Este verso é realmente o próprio fundamento para grande parte do ensino que é conhecido nos dias de hoje como a Lei de Atração.

Você não é o seu medo! Seu medo não é você! 

Quando o medo se manifestar não o alimente. Como? Desassocie-se, não interaja  numa conversa mental ou internalize-o emocionalmente, apenas observe calma e confiantemente sem se identificar com ele. 


4) Identifique-se com os seus sonhos e decida alcançá-los


Descubra  exatamente o que é que você quer fazer e depois aja.  Talvez você precise adquirir algum conhecimento técnico específico, ou ter uma experiência maior na área, ou ainda, desenvolver uma nova habilidade que te impulsione na direção que você deseja ir e pra isso você pode precisar da ajuda profissional que irá incentivá-lo a romper o medo e a alcançar os seus objetivos. 


5) Apoie-se

Faça uso de técnicas e ferramentas como afirmações e visualização. O cérebro é uma ferramenta poderosa, ele não sabe a diferença entre um evento real e algo que você cria na tela mental.

Cerque-se de pessoas positivas e fique longe das pessoas que irão minar a sua auto-confiança. Não seja um dependente emocional (apoio, aceitação, elogio).


6) Inspire-se 



Às vezes, quando perdemos a confiança em nós mesmos, só precisamos de um pouco de inspiração para nos empurrar na direção certa. 

Há muitas maneiras de encontrar inspiração: criar uma biblioteca de citações, guardar artigos e histórias de sucesso que inspiraram você, assistir filmes e vídeos inspiradores, ou criar um álbum de sua diversão e memórias felizes. Vire-se para esta biblioteca sempre que tiver dúvidas self.


7) Comece



Não tem época certa e talvez não seja tão simples começar um negócio, mas também não é tão complicado ou assustador como muitas pessoas pensam. É um passo-a-passo. O mais importante é dar o primeiro passo, que é o de encarar o medo e fazer dele uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.

A superação do medo é difícil se você acreditar que é. Nenhuma ferramenta ou profissional de coaching por exemplo, poderá ajudá-lo a menos que você queira ajudar a si mesmo.

Não existe o fácil, existe o que te estimula e o que vale a pena dar o melhor de si. Não existe o difícil ou o impossível, existe apenas o obstáculo a ser transposto!

Então o que vai ser? Manter-se aprisionado no medo ou iniciar a jornada rumo ao seu empreendimento?


Por Silvia Parreira



Que tal parar de se sabotar?


*************************

Gostou deste artigo? Então compartilhe com a sua rede social!

AUTOCONFIANÇA

AUTOCONFIANÇA
Clube De Assinatura