Google Tag

Google Tag Manager out22

Face

22/03/2012

Você se sente competente para...?




Você se sente competente para lidar com os desafios básicos da vida e ser digno de felicidade? 

Os desafios básicos da vida incluem aspectos fundamentais, como ser capaz de ganhar a vida e cuidar de si mesmo independente do mundo, ser competente nas relações humanas, de modo que nossas interações com os outros sejam, na maioria das vezes, mutuamente satisfatória e ter a resiliência que permite recuperar-se das adversidades e perseverar as próprias aspirações.

Isso tudo só é possível se a necessidade humana básica e essencial para o desenvolvimento normal e saudável existir: a AUTOESTIMA! 

A autoestima consiste em dois componentes: 1) auto-eficácia, ou a confiança na nossa capacidade de pensar, aprender, escolher e tomar decisões apropriadas e 2) auto-respeito, ou a confiança em nosso direito de ser feliz, e na crença de que a  realização, o sucesso, a amizade, o amor e o respeito  são adequados para nós.

Autoestima positiva funciona, na prática, como o fornecimento de resistência, força e uma capacidade de regeneração. Quando a auto-estima é baixa, a nossa resistência em face dos problemas da vida é diminuída. Nós tendemos a ser mais influenciados pelo desejo de evitar a dor do que experimentar a alegria; aqui os aspectos negativos têm mais poder sobre nós do que os positivos. 

Se não acreditamos em nós mesmos, se não nos sentirmos bons o suficiente e competentes - nem na nossa eficácia nem em nossa bondade - o mundo se torna um lugar assustador.

A autoestima fortalece, energiza, motiva. Inspira-nos a alcançar nossas metas e nos permite ter o prazer das nossas conquistas.


Por Silvia Parreira




 

 

 

AUTOCONFIANÇA

AUTOCONFIANÇA
Clube De Assinatura