Google Tag

Google Tag Manager out22

Face

03/12/2014

Motivação


A palavra motivação vem do latim motivus = relativo ao movimento, coisa móvel, aquilo que se move. Assim motivação é tudo o que estimula o indivíduo a agir, o motivo para a ação.

Infelizmente tem quem pense que a motivação é algo externo, que vem de fora e não é.  A verdadeira motivação é intrínsica, ou seja, está dentro de cada um e sim, é diferente para cada um.

Por isso muitos treinamentos motivacionais nas empresas não funcionam, pois estão oferecendo coletivamente o mesmo motivo para agir.

Esta figura mostra bem o que não é motivação. Isso se chama ilusão. "Empurrar o coelho com a cenoura" é o que fazemos muitas vezes na nossa vida (buscando algo ou até alguém fora que nos complete dentro) e com toda honestidade, é o mapa errado para a nossa felicidade, porque  por mais que conquistemos, façamos e tenhamos, ainda a sensação de vazio interior permanece... nada parece preencher lá dentro.

Ter uma meta  é uma coisa. Ter motivação é outra completamente diferente.

Estar motivado não é estar ligado no W220. Na verdade é uma energia bem mais harmônica, suave e alegre.

Motivação também não é um processo mental como uma idéia do tipo vou fazer isso porque vai ser bom, Não! É um estado interno de alma. É uma sensação lá dentro que  grita satisfeita por fazer algo, por se mover na direção daquilo que vai realizá-la de modo profundo e duradouro.


Motivação e Necessidade

Por que não é possível criar um motivador? Porque ou ele faz parte das suas necessidades ou não terá um motivo. As necessidades transitam dentro de alguns níveis de satisfação e uma necessidade, uma vez atendida, não é mais um motivador.


Motivação e Propósito

A motivação está inteiramente ligada com o propósito pessoal de vida de cada um. 
Alguns se sentem motivados apenas para sexo e comida (como no tempo das cavernas), outros para o sucesso externo (dinheiro, fama, status). Porém aqueles que encontram o seu propósito se sentem motivados a viver uma vida com mais sentido e realização. Estes deixam um legado e contribuem significativamente na vida da sociedade, fazendo a diferença na vida das pessoas assim como fazem com a própria vida. Suas ações não são estimuladas pelo que está fora, mas pelo que são e têm a oferecer.

A fim de se sentir  a verdadeira motivação é preciso encontrar e viver o seu propósito na Terra.

A vida não é uma jornada de "sucesso", mas de propósito.

Termino este post com uma pergunta para você refletir. Descubra a resposta e transforme  a sua vida: "O que te move?"


Por Silvia Parreira




AUTOCONFIANÇA

AUTOCONFIANÇA
Clube De Assinatura